Lavagem e esterilização de mamadeiras e chupetas

ester

Por: Joyce Trajano




A utilização de mamadeiras e chupetas requer cuidados e atenção especiais. Uma higiene bem feita e a correta esterilização desses utensílios previnem doenças e infecções nos bebês.

Uma vasta gama de bactérias e vermes podem fixar moradia nos bicos das mamadeiras e das chupetas. Tais visitantes inconvenientes podem causar doenças graves, até fatais em alguns casos. É preciso lembrar que o sistema imunológico dos pequenos não está completo ao nascer, levando algum tempo para sua plena formação. Tudo bem que ao nascer o bebê entrará em contato com alguns vírus e bactérias que contribuirão para a formação de seu sistema imunológico, mas isto não significa que devemos deixá-lo a própria sorte, esperando que os anticorpos recebidos através do leite materno façam todo o trabalho ou, mesmo, sejam suficientes para o combate a tais elementos.

Muitos desses organismos invasores que provocam infecções do sistema digestivo, diarréias e até sapinhos só serão eliminados com a correta esterilização das mamadeiras e chupetas.
Então, que tal dar uma mãozinha para o sistema imunológico de seu pequeno? Basta seguir as dicas abaixo para garantir mais segurança na utilização de tais utensílios:

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que higienização é diferente de esterilização. Na higienização é feita a remoção dos resíduos e na esterilização é feita a eliminação de germes e bactérias.

Qualquer um desses utensílios deve ser esterilizado antes de ser usado pela primeira vez. É necessário fervê-los por pelo menos cinco minutos em fogão convencional ou no microondas. Hoje em dia, existem esterilizadores a vapor (elétricos ou para microondas) que facilitam a vida das mamães.

Após cada uso, os bicos devem ser lavados com sabão neutro e água corrente, e para o corpo das mamadeiras devem ser utilizadas escovas próprias para a limpeza - que são facilmente encontradas em lojas especializadas –, dê especial atenção à rosca e ao interior do gargalo da mamadeira porque são locais que podem reter com facilidade restos de leite. Também vire o bico pelo avesso para a completa remoção de qualquer resíduo.

Em seguida, deve ser feita a esterilização desses itens. Mamadeiras e chupetas devem ser colocadas em um recipiente onde fiquem cobertas completamente pela água, sendo fervidas por cinco minutos, no caso de uso do fogão convencional. Já para o uso de esterilizadores a vapor, coloque água no aparelho conforme instruções do fabricante e siga as orientações para encaixe dos utensílios e esterilização.

Quando estiver frio, as mamadeiras e chupetas estarão esterilizadas e prontas para o uso. Tudo o que não for usado imediatamente deverá ser esterilizado de novo.

Para saber até que idade da criança você deve fazer a esterilização dos utensílios, consulte um pediatra.


Deixe o seu comentário: